O que eu oiço....

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Nº 117 "Monumento aos ex-Combatentes de Vila do Bispo"

Um dia passou pelo meu atelier um srº que faz parte dos ex-combatentes, em conversa falou-me que queria uma maqueta de um possível monumento. "Eu faço essa replica em nome do meu pai". Ai está... teria todo o gosto em ser ele a fazê-lo, por ter sido um ex-combatente e fazia parte dos encontros anuais.












Estas iniciativas, em recordar quem combateu é de louvar...

1 comentário:

JC Abreu dos Santos disse...

O portal "Guerra do Ultramar" [UTW], dispõe ao visitante inúmeras informações relacionadas com a guerra no Ultramar, de entre as quais destaco memoriais que cada concelho já dedicou (ou planeia vir a dedicar) aos seus conterrâneos falecidos em cumprimento do dever militar, e bem assim listagens com os nomes de cada um, organizadas pelos concelhos da respectiva naturalidade.

Desde recente data, no citado portal UTW está referida uma interessante maquete de vossa autoria e em cuja base se podem ler, sucessivas referências geocronológicas – Índia 1959, Angola 1961, Guiné 1963, Moçambique 1964 –, encimadas por datação (ano) que, nos casos infra designados, suponho se reportam aos vossos cinco conterrâneos seguidamente explicitados:
1962 – Henrique José Luz de Freitas
1965 – (???)
1966 – Joaquim António Conceição Silva
1967 – (???)
1968 – Luís Henrique de Jesus Viegas
1969 – Inácio José do Rio de Jesus
1970 – José Domingos Rosende de Oliveira
1971 – (???)
1972 – (???)
1973 – (???)

Na m/qualidade de investigador de história portuguesa contemporânea, sou por este meio a solicitar, pelo que desde já fico grato, indicações pertinentes à elucidação do assunto em apreço.